Google

terça-feira, 11 de março de 2008

Vale5 - Ameaça de Indicativo de Compra

Como colocado no post anterior, depois dos dias de queda e com a alta de hoje, os indicadores mostram papéis sobrevendidos e, naturalmente, começam ameaçar uma indicação de compra. Ontem a noite mesmo eu estava vendo uns gráficos e tinha a maioria deles sobre importantes suportes. Coincidência ou não hoje subiu (ou foi por causa do Fed, ou foi por causa do vencimento das opções (série C), ou é a expectativa de mais um corte nos juros, ou é por que tava mesmo em cima de um suporte). Eu acho que foi por causa de tudo isso e mais um pouco.

Ainda não conheci quem consegue sempre comprar na mínima e vender na máxima.

O verbete de que aplicar no mercado financeiro é "comprar na baixa e vender na alta" reflete melhor a realidade se fosse adaptado para "comprar quando está subindo e vender quando está caindo" (acho até que já coloquei isso em algum post). Mas enfim, geralmente a entrada é definida com a confirmação de uma tendência de alta (graficamente mostrada por indicadores). Aplicar no mercado de ações já é arriscado, antecipar uma entrada dá um plus no seu risco.

O gráfico abaixo da Vale ainda cruzou a ME5 (para alguns isso já é um ponto de entrada), além disso o estocástico ameaça cruzar para cima.

A ME80 (média móvel exponencial de 80 dias) está praticamente estável, nada mais natural, pois a Vale está meio que "andando de lado" desde outubro do ano passado. (clique na figura para ampliá-la)

Nenhum comentário: