Google

segunda-feira, 17 de março de 2008

Fundos de Ações - Balanço Semanal

Todas as 2as.-feiras atualizo meu histórico de cotações de fundos de ações e faço um "pente fino" no comportamento de alguns fundos (meu histórico está referenciado aos fundos do Banco do Brasil, mas o comportamento setorial deve ser o mesmo para fundos semalhantes de outras instituições).

Pelos gráficos abaixo (Fundos Vale, Petrobrás, Dividendos, Export) as cotações chegaram perto da MM200 (linha azul claro). Note que os gráficos estão mostrando cotações desde o início de 2007. Lembrando que as cotações são até a 6a.-feira passada (14/3/08).





O gráfico do fundo de ações do setor de energia já rompeu para baixo a MM200 e já mostra uma sucessão de topos mais baixos (tendência de baixa (LTB) linha marrom).

Como o mercado vem caindo bastante hoje, deve-se aguardar uma mudança de tendência para voltar às aplicações nesse tipo de investimento. Para quem está aplicado a muito tempo, é interessante estipular um patamar aceitável de perdas e sair ainda com algum lucro.

Como já mencionado aqui anteriormente, uma estratégia é acompanhar os cruzamentos entre as médias móveis (MM60 e MM200). Uma mudança de tendência (para alta) pode ser o cruzamento de baixo para cima da MM60 perante a MM200, além do rompimento de topos (exemplo para o gráfico do fundo do setor de energia, seria com cotações acima dos R$4,00).

O Fundo de Ações Sustentabilidade parece ainda se segurar acima da MM200, mas uma indicação de continuação da tendência de alta seria acima das resistências marcadas com R1 e R2.
Aplicações nesses fundos, geralmente, visam o longo prazo, até por que a movimentação neles tem o fator D+1 para aplicar e D+1 para resgatar. Mesmo assim, é interessante acompanhar os gráficos e ter definido pontos de entrada e saída de forma a otimizar os ganhos e tirar proveito dos ciclos de alta e baixa do mercado.

Sds,

rogrm

Nenhum comentário: