Google

terça-feira, 11 de março de 2008

Hoje, só do Fed foram US$ 200 bilhões

O Federal Reserve (Fed) anunciou uma nova Linha de Empréstimo de até US$ 200 bilhões de títulos do Tesouro americano. Além dele, outros bancos centrais da Europa e Japão também realizaram leilões de financiamentos. A notícia aqueceu os mercados e a Bovespa subiu 3,95%, compensando os -3% de ontem.

Depois da alta de hoje, os indicadores mostram papéis sobrevendidos e, naturalmente, começam a ameaçar uma indicação de compra. Outras notícias de previsão de cortes antecipados na taxa de juros do EUA podem ajudar mais a manter a alta para os próximos dias.

O cenário de crise está longe de acabar, até por que não existe receita de bolo para resolver os problemas de financiamentos dos bancos americanos. A cada medida do Fed, um buraco é tampado, mas abrem-se outros. Um bom exemplo são os cortes de juros que liberam de dinheiro para o mercado e incentivam a inflação e a alta de preços de insumos e comodities (energia, petróleo, aço, etc.).

Todo mundo explica isso com a famosa teoria da oferta e procura. Com mais dinheiro no mercado, gasta-se mais e os produtos aumentam seus preços (simples assim). O grande entrave seria conter a alta dos preços (mas como? do mesmo jeito!).
O crescimento econômico é conseguido com o aumento da capacidade de produção: aumenta a procura (demanda), aumentam os preços; aumenta a produção, reduzem os preços e assim por diante, até se atingir um "ponto de equilíbrio". Porém, se existe um ponto de equilíbrio, ninguém tem a fórmula para calculá-lo (até por que a fórmula muda toda hora, o mercado muda toda hora).

Medidas econômicas de hoje, não trazem crescimento econômico hoje, mas no mercado financeiro tudo se antecipa, sempre.

Sds,

Rogrm

Nenhum comentário: