Google

quinta-feira, 6 de março de 2008

Copom 'atento', mas unânime em decisão, ainda não sinaliza alta da Selic

Fonte: InfoMoney

SÃO PAULO - O Copom (Comitê de Política Monetária) manteve a taxa Selic em 11,25% ao ano em reunião encerrada na última quarta-feira (5), mas realizou uma breve mudança no comunicado que segue à decisão. Foram acrescidas as palavras "monitorar atentamente".

Esta é a quarta decisão consecutiva da equipe de Henrique Meirelles, e a segunda em que as palavras do comunicado mostram um tom mais apreensivo.

Apesar de sinalizar mais atenção, a mudança ainda não mostra disposição do Banco Central para elevar o juro básico. "Se o Copom tivesse o desejo de sinalizar uma alta, ele teria optado por alterar o placar", acredita Vladimir Caramaschi, economista-chefe da Fator Corretora.
Atento

Para Fabio Akira, economista do banco JP Morgan, "a introdução da palavra 'atentamente' pode denotar um tom mais cauteloso". A ata da reunião a ser publicada no próximo dia 13 de março poderá trazer mais detalhes, diz.

Na avaliação do banco UBS, os riscos inflacionários oriundos do crescimento robusto da economia doméstica devem manter o tom cauteloso do Banco Central na minuta.

23 de janeiro: acompanhando a evolução

5 de março: mudança de tom

"Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,25% a.a., sem viés.

O Comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".

"Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,25% a.a., sem viés.

O Comitê irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".


O Banco Central tentou não aliviar o discurso da sua decisão, mas sem sucesso, opina o economista da Modal Asset, Alexandr Pavam Póvoa "Certamente, este tímido ato não será suficiente para conter o otimismo do mercado", diz o economista, em referência à mudança no statement.

A ata poderá trazer mais pistas, mas é difícil afirmar que o BC conseguirá produzir o mesmo efeito no mercado do que o comunicado de janeiro, avalia Póvoa. "E, na hipótese improvável de conseguir (caso seja mais explícito em sua intenção de elevar a taxa Selic), terá provocado uma volatilidade enorme", completa.

Nenhum comentário: