Google

terça-feira, 25 de março de 2008

Sem sucesso, Vale anuncia fim das negociações para aquisição da Xstrata

Por: Gabriel Ignatti Casonato
25/03/08 - 19h05
InfoMoney

SÃO PAULO - A Vale comunicou nesta terça-feira (25) o encerramento das negociações para a aquisição da mineradora anglo-suíça Xstrata. Segundo a companhia brasileira, não foi alcançado um acordo entre as partes.

A empresa informou que submeteu uma proposta indicativa para a compra da concorrente compreendendo pagamento em dinheiro e ações. Para a Vale, essa oferta criaria valor considerável para os acionistas de ambas companhias.

De acordo com as regras do Reino Unido, a Vale se reserva o direito de anunciar uma oferta ou participar de uma pela Xstrata dentro dos próximos seis meses, caso haja uma recomendação positiva ou acordo com o Conselho de Administração da anglo-suíça.

O direito também se aplica caso haja um anúncio de possível oferta ou firme intenção por terceiros pela Xstrata, ou ela anuncie que recebeu uma proposta ou foi consultada por uma terceira parte para uma possível proposta, ou ainda anuncie uma operação reversa de compra.

O presidente da Vale, Roger Agnelli, já havia afirmado nesta terça-feira que a Xstrata não é a única opção de aquisição observada pela empresa atualmente. No entanto, o executivo preferiu não revelar o nome das companhias analisadas e garantiu que ainda não existem outras negociações em andamento.

Histórico das negociações
Em 21 de janeiro, a Vale confirmou as negociações para aquisição da Xstrata, que se bem sucedida daria origem à maior companhia de mineração no mundo, podendo, contudo, ser ultrapassada se a fusão entre BHP e Rio Tinto se concretizar.

Inicialmente, a brasileira havia oferecido cerca de US$ 76 bilhões, rejeitados pela Xstrata por ter sido considerado pouco. Entretanto, após o reajuste de 65% a 71% aplicado no minério de ferro junto a siderúrgicas, a Vale pôde elevar sua oferta, gerando um otimismo no mercado acerca da conclusão da compra.

Ao final de fevereiro, na teleconferência dos resultados da Vale, Agnelli admitiu que as negociações estavam "no limite", dependendo da posição da Glencore. No mesmo dia, surgiram rumores no mercado sinalizando que os acionistas da Xstrata viam com "clara chance" a conclusão bem sucedida do negócio.

Já em meados de março, o periódico britânico Times declarou que a queda acumulada pelos papéis da empresa brasileira desde o início das conversas atrapalhava a efetivação da compra da Xstrata.

Ações sobem
As ações da Vale (VALE5) encerraram o pregão desta terça-feira com forte alta de 2,76% e, em resposta ao anúncio, subiram mais 2% no after-market, limite máximo para a variação do papel.

Nenhum comentário: