Google

terça-feira, 18 de março de 2008

Fed corta juro básico dos EUA em 75 pontos-base, para 2,25% ao ano

Por: Gabriel Ignatti Casonato
18/03/08 - 15h15
InfoMoney

SÃO PAULO - O Federal Open Market Committee, comitê de mercado aberto do Banco Central dos EUA, reduziu nesta terça-feira (18) a Fed Funds Rate em 0,75 ponto percentual, para 2,25% ao ano.

Com esta redução, o juro básico norte-americano agora encontra-se no menor patamar desde 14 de dezembro de 2004. Desde o auge da crise no mercado de crédito, o Fed já agiu por seis vezes, com a taxa sendo reduzida de 5,25% ao ano para 2,25% ao ano. O mercado esperava uma redução de até um ponto percentual nesta terça-feira.

Em paralelo, o banco efetuou novo corte de 0,75 ponto percentual na taxa de redesconto, que caiu de 3,25% ao ano para 2,50% ao ano. No último domingo, o Fed já havia reduzido a taxa em 0,25 ponto percentual.

Cautela ainda persiste
Ao avaliar que as tensões nos mercados financeiros ainda persistem, com efeitos negativos sobre os mercados de crédito do país, associadas à maior deterioração do mercado imobiliário e algum desaquecimento no mercado de trabalho, o colegiado optou por reduzir mais uma vez a taxa básica de juro, em consonância com as medidas de flexibilização monetária adotadas a partir de setembro.

A decisão, porém, não foi unânime, tendo Richard Fisher e Charles Plosser optado por uma "ação menos agressiva". Combinada às medidas anteriores, a decisão do colegiado deverá ajudar a promover um crescimento moderado ao longo do tempo e mitigar os riscos à atividade econômica.

Contudo, o comitê completa que os riscos ao crescimento econômico e as pressões inflacionárias persistem, de forma que a autoridade monetária continuará monitorando o cenário para a economia e os desenvolvimentos da inflação no país, e agirá conforme a necessidade para minimizar os riscos.

Apesar dos questionamentos sobre a efetividade da ação, o mercado futuro de juros já precificava um corte de 100 pontos-base, de modo que a decisão desta segunda-feira deve mexer com as expectativas dos mercados financeiros, ao menos no curto prazo.

Cortes já somam 300 pontos-base desde setembro
Considerando-se o corte emergencial realizado em 22 de janeiro, esta foi a sexta diminuição consecutiva no juro, que levou a Fed Funds Rate ao seu menor patamar desde dezembro de 2004.

Desde que os impactos da crise nos mercados de crédito e imobiliário começaram a se espraiar para a economia, elevando a probabilidade do país enfrentar um período de recessão, a Fed Funds Rate foi reduzida em 300 pontos-base, ao passar de 5,25% ao ano para 2,25% ao ano.

Além da reunião de março, a agenda do Fed conta com outros seis encontros oficiais da autoridade monetária até o final do ano.

 

Nenhum comentário: