Google

quarta-feira, 9 de julho de 2008

VALE - VALE5 x Fundo de Ações da Vale

Seguem abaixo os gráficos da Vale (ação - VALE5) e do Fundo de Ações da mesma Empresa.

Como mencionei nos comentários do post anterior, parece que o gráfico encontrou um suporte próximo da região de 43,00 pontos, mostrado pela seta no gráfico abaixo. Pode ser que tenhamos um repique, mas nada garante que o gráfico reverta essa tendência de baixa.
Arriscar uma compra, somente acima do linha do canal de baixa, ou seja, acima dos 45,60, mesmo assim o stop vai ter que estar apertado.

Para os mais precavidos, pode-se esperar um rompimento de baixo para cima também da antiga linha de tendência de alta (círculo verde), que já estaria acima dos 49,80. Aproveitando o círculo verde marcado, percebe-se que a MM34 dias cruza para baixo a MM144 (que para muitos se confirma uma reversão de tendência num prazo mais longo). Para saber mais sobre o significado do cruzamento de médias móveis, já fiz uma publicação sobre o assunto, acesse clicando aqui.

Perdendo o suporte atual, as cotações devem buscar os 39,60pontos e abaixo disso, a coisa que já está feia, vai ficar mais ainda, pois suporte mais baixo é na casa dos 30,00 pontos (seria quase 50% de queda em relação ao topo histórico) voltando para cotações de quase 1 ano atrás.

Para o gráfico do Fundo de Ações da Vale não poderia ser diferente. Temos o mesmo canal de baixa e suportes semelhantes. Para quem está aplicado, pode-se definir um ponto de saída abaixo da linha marcada como S1 = 10,70. Abaixo dela, o suporte está na linha S0=8,90. De todo jeito, o suporte S1 já representa uma queda de mais de 30% em relação do topo histórico (TH).

Para quem vislumbra um longo prazo, fica difícil aceitar um prejuízo numa empresa tão valiosa. Pessoalmente, acredito que para o longo prazo a recuperação é garantida e por isso mantenho ações da Vale, pois as considero como um patrimônio. Afinal de contas, "tenho dinheiro investido em uma das maiores mineradoras do mundo" e acredito que a empresa só tem a crescer com o passar dos anos.

Para quem busca especulação (geralmente nas aplicações de curto prazo) realmente o cenário não é motivador. Os pontos de entrada e saída devem estar bem definidos para que se garanta certo lucro (mesmo numa tendência de queda) ou se evite maiores prejuízos.

Sds,

Rogério Rios

Nenhum comentário: