Google

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Fundos de Ações - O que Significa um Gráfico Cruzar a Média Móvel?

Recebi algumas mensagens de pessoas solicitando que as postagens fossem um pouco menos técnicas. A princípio, analisar gráficos exige um certo conhecimento sobre a teoria que está por trás dos indicadores. Não é minha intenção tornar este espaço um ambiente de aprendizado teórico (acho que para isso existem outros sites, livros, apostilas, etc. sobre Análise Técnica - tenho até alguma material em meio eletrônico que pode ser disponibilizado a quem queira estudar mais sobre análise técnica).

No entanto, acabei por decidir apresentar uma explicação básica sobre as médias móveis utilizadas nos gráficos de fundos de ações. De forma bem resumida, o gráfico de médias móveis é obtido a partir das últimas "n" cotações. Ou seja, a linha média móvel de 20 períodos (geralmente chamada MM20), corresponde ao comprotament das cotações dos últimos 20 dias.

Ao colocar juntos o gráfico de cotações e a média móvel, podemos acompanhar o comportamento atual (gráfico de cotações) em comparação com a média dos últimos 20 dias.

Pela figura acima, quando o gráfico de cotações cruza de baixo para cima a MM20 (seta amarela), significa que a última cotação do fundo foi acima da média dos últimos 20 dias, podendo concluir que as cotações estão em tendência crescente (e crescendo acima da média).

Por outro lado, um cruzamente de cima para baixo do gráfico de cotações com a MM20 (seta vermelha) significa que as cotações atuais estão caindo mais rápido do que a média de 20 dias.

Geralmente, um cruzamento de baixo para cima representa um ponto de compra e um cruzamento de cima para baixo, venda.

A definição dos períodos (5, 20, 30, 60...dias) estão relacionadas com a estratégia da aplicação (curto, médio e longo prazo). Para um longo período ascendente, quanto maior a quantidade de dias da média móvel, mais distante do gráfico de cotações a curva da média móvel estará e será mais suave (arredondada).

Cada um deve analisar e encontrar o período que forneça informações mais adequadas para o gráfico da ação ou do fundo de ações em foco.

Sds,

rogrm

Nenhum comentário: