Google

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Fundos de Ações - Balanço Mensal (junho/2008)

Segue atualização dos gráficos de fundos de ações setoriais. Este relatório contém atualizações até o dia 01/07/2008 os gráficos são baseados nos fundos de ações do Banco do Brasil.

Mantendo o mesmo formato dos últimos relatórios mensais, os gráficos estão em ordem crescente de variação no mês de junho/2008.

O primeiro aliás, o último colocado foi o fundo de ações do setor Bancário. Com a grande "correção" do mês, esse fundo apresentou prejuízo de -16,33%.
Apesar de ser um fundo relativamente novo, suas cotações se aproximam das mínimas históricas (em torno de 0,80 pontos) ocorridas desde outubro de 2007.


Seguindo a ordem crescente de classificação, abaixo está o gráfico do fundo de ações do setor de Consumo o nono colocado do mês. O gráfico também mostra que este setor foi bem penalizado, registrando em jun/08 queda de -13,72%. Este fundo também foi criado junto com o do setor bancário e pelo gráfico, percebe-se que, praticamente, já chegou na sua mínima histórica (0,73 pontos). Para quem vem acompanhando o blog, já foi informado que uma estratégia é a venda com o cruzamento de cima pra baixo da Média Móvel de 20 dias (linha azul escura do gráfico).

Na 8a. e 7a. colocação ficaram os fundo de ações da Vale e do setor de Exportação, com variações de -12,43% e -11,32% respectivamente. Pelos gráficos de ambos, as cotações chegam na linha de tendência de alta (LTA) traçada desde agosto de 2006.

No caso do setor de exportação, o gráfico perdeu a LTA 1 vez no período avaliado (região marcada em amarelo).

Na 6a. posição está o fundo de ações Sustentabilidade Empresarial, apesar de não ser de um setor específico, vem sendo acompanhado desde 2006. A variação deste foi de -10%. Na figura fica bem sugestiva o desenho da variação de alta e de baixa traçadas em linhas verde e amarelo.

Em 5o. lugar ficou o fundo de ações do setor de Siderurgia. Nos últimos 2 meses este setor foi campeão em valorização e neste mês de correção, a queda ficou em -8,8%. Mesmo assim, no ano esse setor se mantém em 1o. colocado, com valorização de 35%.

Em 4o. e 3o. lugar ficaram os fundos de ações Dividendos e o do setor de Telecomunicações. Ambos com desvalorização de -8,1%. Para o gráfico do fundo de ações Dividendos, as cotações se aproximam da MM200 (linha azul clara) que vem sendo uma boa referência como suporte, desde 2004.

No longo prazo praticamente todos os gráficos ainda se mostram em ascendência (com exceção do setor de bancos e consumo, que ainda o histórico é curto para esse tipo de análise análise e o do setor de Telecomunicações).

Em 2o. lugar ficou o fundo de ações da Petrobrás. Sua variação ainda foi negativa (-2,86%), mesmo com o barril do petróleo batendo recordes. Pelo gráfico, as cotações parecem fazer um pull-back por cima da linha verde (topo histórico anterior ao atual). A região amarelada mostra o ponto quando foi rompido o topo histórico anterior.

Em 1o. lugar ficou o fundo de ações do setor de Energia. Apesar o mérito da 1a. colocação, este setor se mostrou estável, com variação de +0,03%. Mesmo assim, é bom lembrar que em tempos difíceis, ficar no 0% é bem melhor do que amargar prejuízos.

Abaixo o gráfico com a média dos 10 fundos analisados e mais 1 fundo multimercado. Logo no início do mês de junho/2008, o gráfico perdeu MM20 e chegou perto da região do "zero a zero" do ano, isto é, perto do primeiro valor do ano de 2008, marcado na linha vermelha tracejada.

Muitos colegas vêm comentar comigo que o mercado já caiu muito e que as ações estão "baratas". Alerto que para saber se uma ação está cara ou barata, deve-se fazer um estudo com base nos fundamentos das empresas e a análise gráfica não dá essa referência. O alerta é que nenhum papel cai o suficiente para que não possa cair mais a não ser se bater no zero (o que eu acho impossível).

Para quem está de fora e querendo entrar, o ideal é esperar o mercado mostrar alguma recuperação, não queira acerta o momento exato do fundo, pois se você acertar, vai ser mais sorte do que acerto dentro da sua estratégia.

sds,

Rogério Rios
BuracoInvest

Nenhum comentário: