Google

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fundos de Ações - Média Geral

Comparando o gráfico do IBOV e o gráfico da Média dos Fundos de Ações (divulgado no relatório mensal de junho/08), percebe-se que este segundo ainda não perdeu sua linha de tendência de alta. Além disso, não passou para o lado negativo (dentro de 2008). Vamos ver se esse gráfico mostra alguma coisa neste mês de julho. Respeitando a LTA, podemos ter uma outra referência.

2 comentários:

Rogério Araújo disse...

Camarada,

Realmente o mês de maio foi bom e não foi um mês bom para iniciantes. Fiz a bobagem de comprar na alta, daí em diante foi só perdas na Vale, Petrobras e BB (fundos), será que essa tendência de baixa vai embora esse mês?

[ ]s


Rogério

BuracoInvest disse...

Olá "xará",

tenho certeza que o seu dilema é o de muitos: "será que eu vou resgatar uma aplicação bem na hora que o mercado começará a subir?!??"

Na verdade, publiquei esse gráfico por que vi que ele parece estar "atrasado" do gráfico do IBOV e ainda não perdeu a linha de tendência de alta formada pelos pontos mínimos de 2008. Ainda nesta semana vou atualizá-lo e veremos como a situação fica.

Acho que na sua situação, o maior problema é ter que amargar um prejuízo duns 25%.

Sua decisão vai depender do que você está planejando com esse dinheiro que está aplicado. Lembro que, se está aplicado, você ainda não tem prejuízo (e nem lucro). Prejuízo ou lucro você só tem depois que resgata.

Se vislumbrarmos um prazo curto, realmente fica difícil querer recuperar uma aplicação com o cenário de queda atual. Afinal de contas o mercado em poucas semanas caiu o que ele levou mais de 6 meses e acho difícil (mas não impossível) ele recuperar tudo rapoidamente (em 1 mês - afinal de contas a maior potência do mundo está em crise financeira).

Por outro lado, se formos vislumbrar um prazo mais longo (qualquer coisa acima de 1 ano), acredito que a perda será recuperada, principalmente, pela aplicação se tratar de empresas que têm credibilidade incontestável (Petro, Vale e BB).

Ainda mantenho parte do meu dinheiro em ações da Petro, da Vale e da Siderúrgica. Minha estratégia para essas ações vislumbra um prazo longuíssimo, (talvez até para a aposentadoria). Muito provavelmente, daqui 5 ou 10 anos, essas empresas valerão mais do que valem hoje.

Acho que é isso. Seria irresponsabilidade minha falar o que você deve ou não fazer. Mas acho que sua decisão deve considerar suas necessidades atuais (se vai ou não precisar do valor aplicado num prazo curto).

Acompanhe o blog que colocarei os gráficos da Petro, da Vale e do BB. Vamos ver se o mercado não confirma essa tendência de queda no longo prazo.

Sds,

Rogério Rios