Google

terça-feira, 8 de julho de 2008

Fundos de Ações - Média Geral (Parte II)

Segue a atualização do gráfico. Como colocado no post de ontem, a média dos fundos de ações "parecia" atrasada do IBOV, mas a figura atualizada já mostra que a linha de tendência de alta já foi perdida.

4 comentários:

Anônimo disse...

Depois de muito estudo começei a investir em fundos de ações no meio de março (Vale, Petrobras e PIBB, cerca de 10% de minha poupança. Poucos dias depois já tinha registrado um bom ganho, após março aí foi só queda. Só vou precisar desse dinheiro no final de 2010. O que você recomenda: resgatar e assumir o prejuízo, ou aguardar e esperar a recuperação dentro desse prazo. Aguardo resposta. Abraços!

BuracoInvest disse...

Olá Leonardo,

infelizmente a pergunta que você fez, eu não posse te responder e acho que seria irresponsável alguém te falar o que você deve fazer, principalmente por que ninguém tem bola de cristal para saber se amanhã o mercado vai subir ou descer.

Ontem um colega fez uma pergunta semelhante, a única diferença é que ele não havia dado nenhuma projeção de tempo, tal como você fez.

Realmente, aplicar em empresas valiosas como a Petro e Vale e sair no prejuízo é quase que inaceitável, afinal de contas, você sabe que uma empresa desse tipo não vai quebrar, aliás, vender minério e petróleo sempre será um excelente negócio e essas empresas só tendem a ganhar mais com a carência desses recursos. E o pior é você resgatar e o mercado começar a subir (às vezes parece até que é pessoal - rs...).

Como aplicar no mercado financeiro representa um risco, no momento da aplicação, já se deve ter definido uma perda aceitável (ou lucro - um objetivo!). Tinha pouco dinheiro em fundos de ações, a maior parte está investido diretamente em ações, mas mesmo para os fundos de ações eu fazia o acompanhamento gráfico e defino meus pontos de saída. A metodologia eu já postei aqui no blog e acho interessante você dar uma olhada, baseada basicamente em médias móveis. Basta colar no internet explorer o endereço a seguir: http://buracoinvest.blogspot.com/2008/02/fundos-de-aes.html

A verdade é que o primeiro ponto de saída deve sempre ser respeitado, na maioria das vezes, a menor perda é a primeira, se deixar pra depois, vai correr um risco maior (tudo vai depender do que vc está disposto à arriscar).

No caso de investimento direto em ações, como já falei em outros momentos, eu continuo mantendo ações de boas empresas, atualmente ainda tenho ações da Petro, da Vale e da Siderúrgica Nacional. Minha estratégia não é vender esses papéis e sim comprar mais (principalmente a preços mais baixos). Basta o mercado dar um sinal de recuperação que resgato parte do que tá na renda fixa e taco no mercado novamente.

Apesar da queda, os gráficos do IBOV e da Vale parecem ter encontrado algum suporte e podem repicar, mas nada garante uma inversão dessa tendência de queda.

Se você ficou até agora na aplicação e está disposto a sair, defina um nível aceitável de perda, se chegar lá, engula seco e resgate. O ponto de saída e o quanto você aceitaria perder nessa aplicação, só você pode decidir.

O mercado está caindo, mas ele não vai cair pra sempre, do mesmo jeito que ele não sobe sempre. A gente só espera que a queda não prejudique tanto as programações que fizemos com o dinheiro.

Eu costumo dizer que o dinheiro que está aplicado na bolsa só é seu quando você o resgata e coloca no bolso. Se está lá, você nem perdeu e nem ganhou.

Acompanhe o blog. Colocarei alguns gráficos referentes aos fundos de ações em breve e talvez possam te ajudar a definir seu prejuízo aceitável.

Obrigado pela visita e desculpe-me se escrevi muito.

Sds,

Rogério Rios

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta e atenção. Estudo muito o assunto, e fiquei fã do seu blog. Abraços!

BuracoInvest disse...

Olá Léo,

Quem tem que agradecer sou eu.

Fique à vontade para participar do blog. Assim poderemos desenvolver um canal de discussão que certamente irá nos ajudar.

Abraços