Google

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Ressaca de Carnaval

Depois do carnaval, a Bovespa chega à quarta-feira de cinzas caindo quase 4%. Enquanto por aqui era carnaval, as bolsas norte americanas caíram muito (-2,93%) ontem com a divulgação de índices de serviços (índice ISM de serviços) que ficou bem abaixo do esperado. As bolsas americanas abriram positivas hoje, mas já passaram para o lado vermelho. Talvez os números encorajadores da produtividade e a queda nos preços do petróleo não foram suficientes para amortecer o pessimismo dos investidores.

Os reflexos das ações do governo americano não são instantâneos, mesmo com a redução dos juros já trazendo uma melhora do clima financeiro no curto prazo. Enquanto isso, os resultados corporativos, os índices setorias divulgados ainda se referem a um período que já vinha deflagrando fragilidade na maior economia mundial, o que mantém o temor nos mercados.

Cabe agora aguardar as novas medidas anti-recessão e ver como o último ano do governo de Bush irá lidar com o novo cenário: - Inflação com estímulo ao consumo? - Alta no preço das comodities (principalmente do petróleo) com a queda dos juros?

Nenhum comentário: