Google

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Fundos de Ações

As primeiras postagens do Buraco Invest constarão análises de fundos de investimentos em ações e, mais adiante, pretende-se aumentar os posts sobre o mercado de ações propriamente dito. A idéia é habituar os interessados com os termos, os tipos de análises e o próprio cenário de investimentos de risco, para encorajá-los a fazer seus investimentos em fundos de ações com algum fundamento (no caso, Análise Técnica) até que se sintam mais a vontade para se aventurarem diretamente no mercado de ações.

Um fundo de ações é uma aplicação de risco oferecido pelos bancos, baseada em composições de ações, podendo ser, setorias (energia, telecomunicações, empresas que pagam melhores dividendos, etc) ou ainda específicos, quando se tratarem de ações de apenas uma empresa (Petrobrás, Vale, Banco do Brasil, Embraer,etc).

Para quem pensa em iniciar as aplicações no mercado de ações, pode começar com os fundos de ações, uma vez que os recursos iniciais necessários são menores e os riscos podem ser minimizados com aplicações em fundos compostos por ações de várias empresas (o prórpio fundo já é uma diversificação do investimento). No entanto, é interessante, antes da aplicação, fazer uma análise (geralmente, fundamentalista ou técnica):

- Fundamentalista: seria uma análise baseada em dados e resultados das empresas que estão no foco da aplicação, no cenário atual ou na projeção do mercado (otimista ou pessimista);
- Técnica (ou gráfica): baseada em indicadores matemáticos, estatísticos e gráficos, tal como mostrado na figura abaixo.
Pela figura percebe-se que o gráfico fez um fundo em "s2" e sobe em direção à linha vermelha (média móvel de 200 dias - MM200). Caso o gráfico ultrapasse essa MM200, ela pode voltar a se comportar como um suporte, tal como foi desde as primeiras cotações mostradas (2006). Porém, num cenário ainda de crise, essa linha pode representar também uma resistência e o gráfico pode continuar sua trajetória descendente de curto prazo. Um novo ponto de repique poderá ser a linha "s1" (ocasião em que a cotação voltou a subir quando chegou a esse patamar em 16/8/07).

Existem inúmeros indicadores gráficos, devendo cada um estudar e escolher os que melhor saberá interpretar. A construção desses indicadores nos gráficos de fundos de investimentos (feita no excel e mostrada aqui) me serviu como método de estudo de análise técnica e acompanhamento do mercado.

Sds.

O gráfico está com as cotações até o dia 28/1/08.

Nenhum comentário: