Google

terça-feira, 20 de maio de 2008

Gráficos e mais gráficos

Respondendo um email, acabei por convertê-lo também neste post. A diferença é que no email não foram os gráficos.

Estou vendo com bons olhos o gráfico da aracruz (ARCZ6) e acho que um fechamento acima dos 14,6 seria interessante para confirmar que ela está rompendo o antigo topo. Já foram 3 mínimas praticamente no mesmo suporte. No gráfico abaixo coloquei um "zoom tosco" para ajudar na visualização.


O setor que está mais se destacando nos últimos meses é o das Siderúrgicas. As empresas deste setor sempre são boas alternativas (principalmente para o longo prazo).

Gerdau (GGBR4) parece que é a que mais subiu neste mês de maio.


Siderúrgica Nacional (CSNA3) está em 2º lugar.


E a outra é a Usiminas (USIM5) - como falei, como opção de investimento, são todas (ou qualquer uma) excelente opção. Na USIM5 convém aguardar um fechamento acima da resistência deixada (linha azul).
Não podemos esquecer das tradicionais Petrobrás (o petróleo está bombando), Vale e Bradesco.



No setor de energia, seguem gráficos da CEMIG e CESP (esta segunda, parece que o governo de SP decidiu leiloar novamente a empresa. Vamos ver o que vai mudar nesse novo certame) :


Queira ou não o mercado está na máxima em quase todas as boas empresas. Acho que é interessante dar uma "olhada setorial". Por exemplo, olhando um prazo mais curto, tenho um pouco de receio em entrar na petrobrás agora, pois existe muita pressão para derrubar o preço do petróleo (o que pode desvalorizar as ações da empresa), mas até agora isso não aconteceu e o petróleo vem fazendo máxima atrás de máximas.

As ações da mineradora MMX (MMXM3) estou deixando solto pelo menos até o final deste ano, pois acredito que o tal do Eike Baptista qualquer hora dessas vai me surpreender (rs...).

- Têm falado muito do potencial da CCR, por conta das licitações de 5 rodovias grandes em São Paulo que estão programadas, mas ainda acho que no meio tantas outras boas alternativas, o gráfico desta empresa precisa melhorar um pouco mais (a não ser para quem gosta de aplicações de curto prazo e queira arriscar nesse gráfico tão irregular).

- Sobre Rossi, parece que ela acabou sendo penalizada pelo mercado após os resultados do 1º trimestre (foi um tombo feio - estava em 18,00 e no outro dia já abriu em 16,00 (mesmo assim acho mais prudente esperar ela confirmar se vai voltar para os patamares anteriores ou se vai continuar caindo). Ressalto que no longo prazo a empresa está em tendência de baixa. No gráfico dela, existe um suporte importante um pouco abaixo dos 14,00 onde pode haver um repique.

- A Fosfértil (FFTL4), na minha opinião, sempre é uma boa opção das ações de 2a.-linha - o movimento vem sendo bem regular de tendência desse papel nos últimos 18 meses. No gráfico, ela chega próximo do topo feito no mês passado. Ultrapassando ele, pode ser um bom ponto de entrada.
Acho que é isso. Espero que os gráficos ajudem nas decisões para aplicação.
(lembro que cada um deve escolher o que fazer com o seu dinheiro e os gráficos mostram apenas o passado. Para prever o futuro só mesmo com bola de cristal)

Abraços,
rogrm

Nenhum comentário: