Google

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Standard & Poor's eleva o rating do Brasil para grau de investimento

Por: Roberto Altenhofen Pires Pereira
30/04/08 - 16h00
InfoMoney

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Standard & Poor's elevou o rating do Brasil para grau de investimento nesta quarta-feira (30). Com a alteração, o País passa a ter classificação de dívida em moeda estrangeira de "BBB-" com perspectiva estável, acima do "BB+" anterior.

O rating de curto prazo em moeda estrangeira foi elevado de "B" para "A-3", e em moeda nacional passou de "A-3" para "A-2".

De acordo com a agência, a alteração reflete a melhoria do nível de política econômica, e maior estabilidade dos fundamentos macroeconômicos. O Brasil passa a ser o décimo quarto "grau de investimento" da Standard & Poor's.

Os principais fatores destacados pelas agências de classificação, na avaliação de um País, relacionam o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a estrutura de arrecadação do governo local, a política de gastos públicos, as contas externas e o nível de endividamento da região em questão.

Resposta da bolsa é imediata
A reação da Bolsa de Valores de São Paulo foi imediata. Instantes após o anúncio, o Índice Bovespa disparou de alta de 1,50% para valorização de quase 6%, acima dos 67.000 mil pontos.

Com o mercado local elevado a investment grade, o volume de negócios tende a ser consideravelmente amplificado, uma vez que diversos fundos de investimento internacionais só investem em países com, no mínimo, tal rating.

 

Nenhum comentário: