Google

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Fundos de Ações - Balanço Mensal (Maio/08)

Demorou, mas tá aí o balanço mensal dos fundos de ações. As atualizações são até o dia 30/5.

Pelo 2º mês seguido o primeiro lugar ficou para o fundo do setor de siderurgia, rendendo 17% no mês de maio.

Na segunda posição ficou o fundo específico das ações da Petrobrás. Com as máximas do petróleo, as ações da empresa subiram bem, no entanto, as recentes quedas no preço também já traz resultados negativos à Petrobrás (bom ficar de olho no gráfico da Petr4, pois estamos numa zona determinante - mas isso é alvo para outro post).

A 3a. posição ficou para o fundo de sustentabilidade empresarial e a 4a. ficou para o fundo de ações do setor de exportação (ambos com rentabilidade mensal pouco acima dos 11%).


Os fundos de ações dos Bancos, Dividendos e do setor de Consumo vieram em seguida (rendimento em torno de 10%).

Interessante o fundo de ações dos Bancos fazer suporte na Média Móvel de 20 dias (o cruzamento de cima pra baixo, pode ser uma referência para realizar o lucro e aguardar uma futura confirmação de alta - enquanto isso, o fundo segue tentando superar sua máxima em torno de R$1,00)
Na lanterninha do mês ficou o fundo de ações da Vale (apenas 2% de rendimento, o que representa pouco perante o desempenho dos demais). Apesar disso, associado à grandiosidade da empresa, pode significar que a Vale terá mais chances de subir do que a média, numa futura guinada de alta do mercado. Tudo vai depender dos preços dos metais no mercado. Pelo visto o Banco Central Americano (FED) deve suspender os cortes na taxa de juros (podendo ter até aumento na taxa de juros) com isso, a quantidade de dólares no mercado pode diminuir, repercutindo na queda de preços de commodities de do minério de ferro.

Abaixo seguem gráficos dos fundos de ações do setor de Energia (7%) e Telecom (3%).


No gráfico abaixo a média dos fundos de ações. Percebe-se que na metade do mês de maio foi atingido um topo histórico e os fundos apresetam uma leve queda. Lembro que a queda hoje está ainda mais acentuada, depois dos dois pregões negativos para o IBOV na 2a. e 3a. passados, mas a média móvel (linha azul) mantém em tendência de alta. É bom acompanhar como o mercado vai se comportar no mês das festas juninas.
Abraços

Rogério Rios

Buracoinvest.blogspot.com

Nenhum comentário: