Google

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

VALE5 - Gráfico Semanal (LP)

Abaixo gráfico semanal da Vale. Repare que as cotações vêm desde março de 2005.

Nesses tempos de crise, muitas vezes o comportamento gráfico é bastante influenciado pela alta volatilidade devido ao pânico, trazendo informações complicadas para se operar.

Ainda assim, tentando visualizar alguma coisa no gráfico, o papel está sobre uma importante resistência (em torno dos 24,50), testada 3 vezes conforme mostram as marcas esverdeadas.

Abaixo disso o papel já desenhou uma linha em 18,50 e depois em 12,50 (coincidindo com a linha de 161% da projeção da queda - eu ainda não tinha visto isso acontecer....).


De verdade, a gente sabe que o mercado sempre antecipa tudo, mas as quedas ficaram bastante acentuadas, o que leva muita gente a dizer que os papéis estão "baratos". Neste contexto, é importante cuidarmos para não tomar nenhuma decisão precipitada. Sem dúvida, a Vale é uma empresa de bons fundamentos e fico agoniado para comprar lotes extras de ações de empresas deste tipo, mas é melhor querer comprar depois do gráfico desenhar um fundo (no início da subida) do que antes (no final da queda) - ninguém precisa acertar fundo do fundo do papel para ter algum lucro na operação.

Minha estratégia de acumulação continua, mensalmente vou aplicando alguma coisa ou na Vale ou na Petro. No geral, meu saldo está totalmente negativo, mas acredito que a situação será diferente daqui 5, 10 ou 15 anos. O que mudou agora é que do dinheiro que sempre deixei separado para operações de curto prazo, parte dele virou 1 lote de petro (para o longo prazo) e, bem provavelmente, vou acabar comprando outro lote de Vale e acabar me descapitalizando para operações de curto prazo, caso ocorra uma (im) possível recuperação do mercado nos próximos meses.

Sds,

Rogério Rios

Nenhum comentário: