Google

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

PETR4 - Petrobrás (Parte II)

Petro vai chegando no topo do canal. Coincidindo também com a MM80 (linha vermelha), que, até agora, considero uma importante referência para a tendência de baixa.

Para quem comprou, pode estar chegando a hora de realizar seu lucro (afinal, lucro é só aquele que tá no bolso) e aguardar para ver se o gráfico rompe o canal, ou volta para a base.
Tem gente que acha estranho: "Ué Rogério, você tá me falando para vender agora e comprar no rompimento da MM80? Mas aí eu vou comprar mais caro do que vendi!"

Na verdade esse é um fundamento básico da operação por meio de gráficos. Vender no topo, comprar no rompimento de uma resistência ou no suporte.

Para alguns, o rompimento da resistência pode se confirmar com um candle totalmente acima da linha. Outros mais precavidos, esperam para ver se o gráfico irá testar a resistência como um suporte (o que chamamos de "pull-back").

Semana que vem já é natal, bem provavelmente o presente já foi comprado (talvez até já foi entregue). Então, com Ibovespa testando os 40.000 pontos, é bom ficar ligado e encurtar os stops.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PETR4 - Petrobrás

Petrobrás após se esbarrar na 1a. LTB, mostrada no post anterior, acabou fazendo um fundo mais alto e ultrapassou a linha (LTB) nesta semana. Deve buscar os 23,40, ultrapassando essa linha temos os 25,00 e 26,00 o que coinicide com a MM80 (linha vermelha) que mostra a tendência de baixa num prazo maior.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PETR4 - Parece que não vai.

Gráfico da Petrobrás parece ter obedecido a linha de tendência de baixa, o que causa mais preocupação quanto a continuação do movimento de queda. Infelizmente não tenho, no momento, dados de cotações superiores a 2 anos, mas tudo leva a crer que a PETR4 deve buscar suportes abaixo dos 16,00.